Luanda: Portugal inaugura Centro de Pedido de Vistos
O Consulado de Portugal em Luanda inaugura esta sexta-feira, 15 de julho de 2016, um Centro de Pedido de Vistos. Segundo a Cônsul-Geral de Portugal em Luanda, Alexandra Belreiro, os estudos estão a ser feitos, para a abertura de um Consulado Honorário na Província de Cabinda. A responsável consular avança que o referido Centro de Pedido de Vistos começa já a funcionar na próxima segunda-feira, 18 de julho.
"Devido ao movimento que o Consulado tem, e ao constante aumento do pedido de vistos, decidiu-se replicar uma fórmula que já vem sendo usada com sucesso desde 2008 em 39 cidades de todo o mundo", explica a cônsul geral de Portugal em Luanda, Alexandra Bilreiro.
Com dois picos anuais no volume de solicitações entre Junho e Agosto e entre Novembro e Dezembro , o Consulado vai agora trabalhar com a prestadora de serviços VFS Global, a quem compete recepcionar os pedidos de vistos e entregar os passaportes. "É um intermediário entre o Consulado e os utentes, mas a decisão de atribuir os vistos continua a ser das autoridades portuguesas", esclarece Alexandra Bilreiro, confiante numa maior rapidez dos procedimentos.
"Em média, para os utentes que viajam pela primeira vez, o Centro vai permitir acelerar a concessão de vistos, desde que os documentos estejam em ordem", diz a cônsul, garantindo que a maioria dos pedidos demoraram uma semana a serem despachados, a menos que os processos estejam incompletos ou apresentem incongruências. Sublinhando o bom estado das relações bilaterais, a responsável adianta que apesar da crise financeira, a afluência ao consulado não abranda.
"Este ano batemos de novo recordes relativamente ao número de pedidos de vistos: Só no primeiro semestre deste ano tivemos um aumento de 3,5% em relação ao período homólogo, o que é notável tendo em conta a conjuntura em que o país se encontra".
Apesar de não adiantar números, a diplomata refere que "cerca de um terço dos vistos concedidos são de longa duração", o que significa que "no decurso de um ano os angolanos podem estar três meses em cada semestre em Portugal".
O novo Centro de Vistos está situado na Avenida Portugal, números 1820, no edifício Vernon.
Fonte: Platinaline